segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Viagem Missionária a África em 2009



Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Rm 10:14 e 15

De 15 de julho a 7 de outubro deste ano estive na África, no país de Guiné Bissau, em uma viagem missionária enviada pela nossa igreja, para servir junto a APEC (Aliança Pro Evangelização das Crianças), naquela nação. Éramos uma equipe de 39 brasileiros de vários lugares do Brasil. O objetivo de nossa viagem era ministrar treinamento aos líderes e professores para evangelização de crianças, distribuição de kits de literatura infantil nas igrejas evangélicas locais, bem como pregar a Palavra desafiando-os a necessidade de evangelização das crianças guineenses.

Estive em vários locais do país, capital, interior e ilhas em projetos de treinamento itinerantes sendo que, na maioria das vezes, fomos recepcionados e hospedados por missionários enviados por igrejas de várias denominações no Brasil. Tive o privilégio de ter contato com diferentes etnias como Bijagós, Biafatas, Balantas, Pepel, Fula, enriquecendo meu conhecimento transcultural e acrescentando mais experiência a meu chamado missionário.

Guiné-Bissau é um dos países mais pobres da África onde não existe rede pública de energia elétrica, nem saneamento básico, o custo de vida é elevado, a miséria material e espiritual é muito grande e o índice de mortalidade tanto infantil quanto de adulto é alto, alcançando uma média de vida de quarenta anos apenas. O idioma oficial é o Português, mas o Kriolo predomina, pois é a língua do coração deles. A religião predominante é o animismo (feitiçaria) e islamismo, há uma porcentagem pequena de católicos e mínima de evangélicos. A bruxaria é ainda uma realidade a ser vencida e a opressão latente dificulta o trabalho dos missionários que carecem de uma igreja enviadora que esteja continuamente intercedendo por eles.

Observei que a porta que Deus tem aberto para a entrada e propagação do evangelho é, basicamente, através da educação e saúde, oportunidade que os missionários em geral têm sabido aproveitar bem, mesmo assim ainda há muita necessidade de mão de obra missionária para somarem aos que já existem lá. Um desses é o brasileiro, Pr. Carlos Souza que junto com sua esposa Ana, são missionários que conduzem, juntamente com outros missionários estrangeiros, uma obra social que comporta um orfanato para 150 crianças e um hospital. Ele disse-me que estão precisando de mais obreiros para auxiliá-los. Alguns irmãos os conhecem porque eles estiveram em um culto de terça-feira em nossa igreja no ano passado falando desse trabalho na África. A pedido do Pr. Paulo estive lá para conhecer o que Deus tem feito através da vida deles e ministrar o curso de professores evangelistas de crianças, também tivemos uma classe de 5 dias com as crianças.

Por tudo que vi e presenciei conclui que a esperança daquele país está nas crianças, pois é muito difícil um adulto se converter ao evangelho, por que eles são fortemente arraigados à sua cultura e religião; os poucos que se convertem são renegados por suas famílias e liderança tribal, tendo a igreja que adotá-los financeira e espiritualmente. Contudo são pessoas risonhas, simpáticas, festivas e seus cultos são animados ao som dos tambores enquanto eles dançam alegremente em adoração a Deus.

Agradeço a Deus por mais esta oportunidade de servi-lo nesta minha segunda viagem missionária à África, e à minha igreja que confiou em mim acreditando em meu chamado enviando e abençoando-me, e também aos meus amigos e irmãos de fé que estiveram intercedendo por minha vida o tempo todo; com certeza sem esse suporte eu não teria sido tão abençoada.

RELATÓRIO
Ministérios com Crianças


Ao longo da Operação Guiné-Bissau diversos ministérios com crianças foram realizados em todas as regiões do país. No total foram realizados 250 Classes de Cinco Dias, 42 Escolas Dominicais, 13 Cultos Infantis, 71 Saídas para Evangelismo Pessoal, 43 Evangelismo nos Lares, 04 Evangelismo nos Hospitais, 06 Evangelismo ao Ar Livre e 06 Encontros de crianças.
  • 9.488 crianças e 156 adultos aceitaram Jesus
Treinamento de Líderes e Professores

  • 169 Igrejas e 7 Escolas foram representadas nestes cursos.
  • 194 Kits de Material Didático Infantil foram distribuídos às Igrejas para que possam dar continuidade ao trabalho.
  • 1.389 professores treinados em 5 cursos.
Regina Célia de Albuquerque
reginaparaasnacoes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário